Buscar

Torcida LGBTricolor será lançada com missão de incluir, quebrar tabu e apoiar o Bahia

Bahia vira exemplo para outros clubes brasileiros e leva ações afirmativas para o futebol

O Esporte Clube Bahia e suas ações sociais estão se tornando exemplo a ser seguido no esporte e no futebol. Desde que o Bahia criou o Núcleo de Ações Afirmativas, foram desenvolvidas diversas ações inclusivas para o clube abraçar todos aos diversos públicos. Assim foi feito com os negros, deficientes, mulheres e, principalmente, com os homossexuais. No mês de maio o Esquadrão de Aço lançou a camisa "não há impedimento". Em setembro, foi a vez da Arena Fonte Nova ganhar o tom arco-íris nas suas bandeirinhas de escanteio.

A ações não pararam. Segundo o Bahia Notícias, o clube terá uma torcida LGBT+ dentro do estádio. Com o objetivo de apoiar o tricolor, quebrar o tabu e promover a inclusão, a "LGBTricolor" ganhou a bênção do presidente Guilherme Bellintani. 

Na última quarta-feira (23), viralizou entre tricolores uma foto de Onã Rudá, fundador do grupo, e Bellintani com a bandeira LGBT. Após a grande repercussão, mais torcedores se mostraram interessados em participar do grupo. 

"Montamos um grupo há algumas semanas e fomos juntando pessoas. A foto gerou repercussão e muitas pessoas estão perguntando como fazer parte. Estamos divulgando para receber o máximo de pessoas. Estamos disponíveis nas redes e outras torcidas estão divulgando", relatou.

Um dos líderes do Núcleo de Ações Afirmativas do Bahia, Tiago César comentou a importância de abrir espaço para os torcedores LGBT+ no clube, e afirmou que, ao fazer isso, a instituição "honra sua trajetória como popular e democrática". 

"O Bahia é um clube democrático e popular. É coerente que o Bahia procure incluir todos os grupos sociais no ambiente do clube. Quando a gente vê que o futebol afasta mulheres, homossexuais, transexuais e, de certa forma, os negros também, pois os estádios se tornam cada vez mais brancos... Esse é um paradigma do futebol que a gente tenta reparar. Quando o Bahia lança campanhas que convidam pessoas do público LGBT a participar do clube, seja na torcida, no Conselho Deliberativo, nas eleições, faz isso no sentido de honrar sua trajetória como democrático e popular. A torcida LGBT do Bahia vem para dar coerência a esse momento de inclusão que o Bahia tem e está fomentando cada vez mais", afirmou.




Fonte https://pnoticias.com.br/noticia/esportes/229666-torcida-lgbtricolor-sera-lancada-com-missao-de-incluir-quebrar-tabu-e-apoiar-o-bahia


0 visualização0 comentário